19 C
Canoas
Home Economia Prefeitura usa água de pedreira que já foi 'cemitério' de carros para...

Prefeitura usa água de pedreira que já foi 'cemitério' de carros para ajudar no abastecimento


Nível baixo do Rio Pirapora, que abastece Araçoiaba da Serra, faz concessionária bombear água de local que ficou conhecido como ‘cemitério de carros’ em Salto de Pirapora (SP). Pedreira desativada que era usada como ‘cemitério’ de veículos terá água captada para diminuir impactos da estiagem em Araçoiaba da Serra.
Moniele Nogueira/TV TEM/Arquivo
A pedreira desativada que está sendo aproveitada desde o dia 10 de agosto para diminuir os impactos do baixo nível do Rio Pirapora, que abastece Salto de Pirapora, Piedade e Araçoiaba da Serra, é a mesma que já foi um “cemitério” de carros.
Em setembro de 2020, a estiagem fez o nível de água diminuir e revelar mais de 10 veículos que antes estavam submersos no local. Os carros encontrados foram retirados e passaram por perícia da Polícia Civil (veja mais abaixo).
Agora, com a estiagem que afeta novamente a região neste ano, o antigo “cemitério de veículos” está tendo a água bombeada pela concessionária de Araçoiaba da Serra para diminuir os impactos da estiagem no abastecimento dos moradores da cidade. Uma bomba de grande vazão foi instalada no local para poder atender os 34 mil habitantes do município.
LEIA TAMBÉM:
Saae passa a bombear água de cavas para reforçar Ribeirão Piraí em Salto
Araçoiaba da Serra usa água de pedreira para reforçar o abastecimento
Caminhões-pipa também estão sendo contratados para ajudar no fornecimento de água. No projeto, há também a instalação de uma nova estação de tratamento para captar água do Rio Sarapuí, que deve funcionar a partir da próxima semana.
Um ano após retirada dos veículos de pedreira, Araçoiaba da Serra usará água represada em pedreira para diminuir impactos da estiagem.
Reprodução / TV TEM
Araçoiaba da Serra capta água do Rio Pirapora, que é responsável por 95% do abastecimento do município. Contudo, o nível do reservatório chegou a apenas 10 centímetros nesta quinta-feira (26). Para situação melhorar, é preciso chover consideravelmente.
Segundo a concessionária, foi necessário implantar um rodízio no abastecimento de água pela primeira vez desde 2009. Os bairros da cidade foram divididos em dois grupos e se revezam no abastecimento.
Araçoiaba da Serra usa água de pedreira para reforçar o abastecimento
‘Cemitério’ de veículos
Os carros apareceram no local quando o nível da água da antiga pedreira baixou devido à estiagem registrada em 2020 e também ao trabalho de captação para abastecimento de três cidades. Entre eles, alguns tinham placas de Sorocaba (SP), Votorantim (SP), Itaporanga (SP), São Paulo e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Polícia conclui perícia em carros retirados de pedreira em Salto de Pirapora
O trabalho para remover os carros e a moto achados na pedreira foi realizado no dia 25 de setembro do ano passado e contou com o apoio da Defesa Civil e de peritos da Polícia Científica.
Para a força-tarefa de retirada foram usados um barco e uma retroescavadeira, responsável por içar os veículos até a margem, que fica a 50 metros de altura.
Donos foram achados e informaram que tinham sido vítimas de roubo, mas não foram identificados responsáveis e nem indícios de aplicação do golpe em seguradoras.
Investigações feitas pela Polícia Civil não encontraram responsáveis por ‘cemitério’ de veículos em pedreira desativada.
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região em G1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow