16 C
Canoas
Home Economia Agro sofre com custo do frete e baixa oferta de contêineres para...

Agro sofre com custo do frete e baixa oferta de contêineres para exportação

Valor do frete chega até 10 mil dólares. Mudança de rotas entre as empresas de transporte marítimo está entre os principais motivos. Agro sofre com custo do frete e baixa oferta de contêineres para exportação
O Brasil está com dificuldade para exportar vários produtos do agronegócios pela falta de contêineres e o alto custo do frete.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Por causa da pandemia, as empresas de transporte marítimo mudaram rotas e cancelaram escalas de navios. A recuperação econômica de forma desigual no mundo também está interferindo na movimentação de contêineres e no preço do frete marítimo.
Um levantamento recente feito com 128 empresas mostra que, dependendo da rota, o preço do transporte nos portos subiu 5 vezes, de US$ 2 mil para US$ 10 mil por contêiner.
É um problema global. Navios estão ficando parados em quarentena para evitar a transmissão da Covid-19. Outros aguardam a vez para atracar em portos, principalmente da Ásia.
O diretor executivo das Agências de Navegação do Estado de São Paulo explicou que a movimentação de cargas aumentou muito nas rotas entre a Ásia, Estados Unidos e a Europa, e isso ajuda a explicar o desequilíbrio da oferta de contêineres no Brasil.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
VÍDEOS: mais assistidos do Globo Rural

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow