28.8 C
Canoas
HomeRio de JaneiroCampanha de vacinação antirrábica para cães e gatos começa nesta terça-feira em...

Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos começa nesta terça-feira em Saquarema, no RJ

Neste ano, o atendimento será feito com uma unidade móvel que atenderá, durante os próximos meses, vários pontos do município. A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, iniciou, nesta terça-feira (17), a edição 2021 da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Neste ano, o atendimento será feito com uma unidade móvel que atenderá, durante os próximos meses, vários pontos do município.
O primeiro local de vacinação é a Praça do Coração, no Centro, onde um posto volante está imunizando os pets dos moradores da localidade até as 14h. Durante a campanha também serão estabelecidos dois dias “D”, nos quais a vacinação se estenderá às escolas e aos postos de saúde.
No ano passado, mais de 15.000 animais foram vacinados na cidade.
A vacinação
A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. A orientação é não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar o aborto, em período de cio ou amamentando.
Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, com infestação de carrapatos ou pulgas ou que estejam tomando antibiótico.
Somente serão vacinados animais levados por pessoas com 18 anos ou mais.
De acordo com a prefeitura, devido à pandemia de Covid-19, só serão atendidos animais cujos tutores estejam com máscara de proteção facial. É, ainda, obrigatório que os cães estejam com focinheira e coleira e os gatos sendo transportados em bolsas pet.
A doença
A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade.
Na campanha de vacinação de 2020, a Prefeitura de Saquarema realizou, ao todo, a imunização de 15.565 animais, sendo 12.459 cães e 3.106 gatos. A expectativa é que o alcance da edição 2021 da Campanha de Vacinação Antirrábica aumente em relação ao ano passado.
O andamento da vacinação e a localização semanal do posto volante, serão divulgados constatemente pela Prefeitura de Saquarema, por meio das redes sociais oficiais do município.

- Advertisement -spot_img

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow