Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Reading: MAST promove programação gratuita de ciência e astronomia com atividade para pessoas autistas no Rio
Continuar
Font ResizerAa
Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Siga
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Diário do Carioca Notícias > Blog > Notícias > MAST promove programação gratuita de ciência e astronomia com atividade para pessoas autistas no Rio
Notícias

MAST promove programação gratuita de ciência e astronomia com atividade para pessoas autistas no Rio

Redação Diário do Carioca
Redação Diário do Carioca Publicado 25 de setembro de 2026 5 Min de leitura
Continuar
5 Min de leitura
Crianças participam de uma atividade de astronomia com telescópio e projeção de um planeta em ambiente interno.
Continuar

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, promove uma programação gratuita dedicada à ciência, à astronomia, à tecnologia e ao patrimônio científico. As atividades fazem parte da 20ª Primavera dos Museus e seguem até sábado, 26 de setembro de 2026.

A agenda reúne exposições, visitas mediadas, sessões de planetário, observação do céu e ações voltadas à história da ciência. O destaque do último dia será a atividade “Lugar de Autista é no MAST”, criada para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes em uma experiência com estímulos reduzidos.

As informações foram divulgadas pelo próprio Museu de Astronomia e Ciências Afins em 10 de setembro de 2026. A iniciativa amplia as opções de lazer, educação e cultura gratuitas para moradores do Rio, além de aproximar o público dos acervos e das pesquisas relacionadas à ciência e à astronomia.

Atividade para pessoas autistas terá sessão adaptada

A ação “Lugar de Autista é no MAST” ocorrerá no sábado, 26 de setembro, com abertura antecipada do museu para pessoas com TEA e seus acompanhantes. A proposta é oferecer um ambiente mais previsível e acolhedor, com distribuição de mapas sensoriais e uma sessão de planetário adaptada.

De acordo com o MAST, a sessão será organizada para reduzir estímulos e evitar transições bruscas ao longo da atividade. A capacidade é de 16 pessoas, sendo oito participantes com TEA e oito acompanhantes. A participação depende de inscrição prévia, e a atividade foi planejada especificamente para esse público.

A medida integra um movimento de ampliação do acesso a espaços de divulgação científica. Ao considerar diferentes necessidades sensoriais e formas de interação, museus e centros de ciência podem oferecer experiências mais acessíveis para famílias, estudantes e visitantes que nem sempre encontram condições adequadas em programações convencionais.

Programação inclui planetário e observação do céu

Além da atividade inclusiva, a programação do MAST prevê sessões abertas de planetário sobre as constelações e as estações do ano. A agenda também inclui uma visita mediada relacionada à transferência do Observatório Nacional do Morro do Castelo para o campus onde a instituição está instalada atualmente.

Outro destaque é o Programa de Observação do Céu, previsto para sábado, das 18h às 20h. A realização depende das condições climáticas, já que a atividade exige céu adequado para a observação. O programa oferece ao público a oportunidade de acompanhar fenômenos e elementos celestes a partir do espaço do museu.

A programação começou na terça-feira, 22 de setembro, e termina no sábado, 26. Com atividades distribuídas ao longo da semana, o evento combina conteúdos sobre memória científica, história institucional, astronomia e educação, em uma agenda voltada tanto para quem já conhece o MAST quanto para visitantes que desejam fazer o primeiro contato com o museu.

Serviço: como participar da programação do MAST

Evento: 20ª Primavera dos Museus no MAST
Período: de 22 a 26 de setembro de 2026
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins
Endereço: Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro
Entrada: gratuita

A atividade “Lugar de Autista é no MAST”, marcada para 26 de setembro, exige inscrição prévia e tem limite de 16 participantes, entre pessoas com TEA e acompanhantes. Já o Programa de Observação do Céu está previsto para ocorrer das 18h às 20h, mas pode sofrer alteração ou não ser realizado caso as condições meteorológicas impeçam a observação.

Antes de sair de casa, o público deve consultar as orientações oficiais do MAST sobre inscrições, horários e eventuais mudanças na agenda. A programação representa uma alternativa de fim de semana para quem busca atividades gratuitas no Rio de Janeiro e combina turismo urbano, educação científica e inclusão em um dos espaços de referência da cidade.

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copie o link Print
Continuar
Artigo anterior Rua da Carioca ganha novo distrito e pode mudar rotina do Centro do Rio
Próximo artigo Pessoas atravessam uma rua molhada em Copacabana, no Rio de Janeiro, sob chuva, cercadas por edifícios urbanos. Rio registra setembro mais chuvoso em 29 anos e mantém previsão de novas pancadas

News

Pessoas circulam por uma feira ao ar livre no Rio de Janeiro, com barracas de produtos frescos sob uma cobertura.
Rio terá programação gratuita sobre alimentação, agroecologia e saberes femininos
Rio de Janeiro 9 de outubro de 2026
Professora orienta estudante durante atividade em um computador em um laboratório de informática.
Rio abre inscrições para 120 vagas gratuitas de formação profissional em tecnologia
Rio de Janeiro 8 de outubro de 2026
Cartonale
Chapas técnicas ampliam as aplicações do plástico corrugado em projetos industriais
Notícias 8 de outubro de 2026
Trabalhador de limpeza urbana atua em calçada de área comercial do Rio de Janeiro, diante de um edifício.
Rio de Janeiro cria 13,1 mil empregos formais em agosto, melhor resultado para o mês em quatro anos
Economia 7 de outubro de 2026

Sobre nós

Diário do Carioca: Sua fonte essencial para tudo que acontece no Rio de Janeiro! Oferecemos notícias quentes, análises profundas e histórias que revelam o coração da cidade maravilhosa. Seja o primeiro a saber sobre eventos, política, cultura e muito mais. Acompanhe o Diário do Carioca e fique por dentro do que move o Rio!

 

Populares

Lirius Suplementos
Do clique à porta, o percurso na Lirius Suplementos
Notícias
Felipe Schroeder dos Anjos
Painéis solares flutuantes: A virada nas estações
Notícias

Últimas notícias

Pessoas circulam por uma feira ao ar livre no Rio de Janeiro, com barracas de produtos frescos sob uma cobertura.
Rio terá programação gratuita sobre alimentação, agroecologia e saberes femininos
Rio de Janeiro
Professora orienta estudante durante atividade em um computador em um laboratório de informática.
Rio abre inscrições para 120 vagas gratuitas de formação profissional em tecnologia
Rio de Janeiro

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Quer enviar uma notícia ou colaborações? Estamos aqui para ouvir você! Entre em contato conosco pelo email:

[email protected]  

Siga
© 2026 Diário do Carioca - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Contato
  • Sobre Nós
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?