Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Reading: Rio volta a ter chuvas após 18 dias
Continuar
Font ResizerAa
Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Siga
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Diário do Carioca Notícias > Blog > Notícias > Rio volta a ter chuvas após 18 dias
Notícias

Rio volta a ter chuvas após 18 dias

Antoine Corvier
Antoine Corvier Publicado 15 de maio de 2024 3 Min de leitura
Continuar
3 Min de leitura
Continuar

A capital fluminense vivia um ‘verão fora de época’ com ondas de calor, mas também viu a qualidade piorar, segundo boletim da prefeitura.

Depois de 18 dias, o Rio voltou a ter chuvas na noite desta terça-feira (14). Entre 19h e 19h15, houve registro de chuva moderada em bairros como o Jardim Botânico (1,8mm) e chuva fraca no Alto da Boa Vista (0,8mm), Jacarepaguá/Cidade de Deus (0,4mm) e ️Barra/Riocentro (0,2mm).

Com a falta de chuva, a capital fluminense viveu um “verão fora de época”, mas também viu a qualidade piorar, segundo boletim da prefeitura.

O mais recente boletim mostra que, dos oito pontos monitorados, apenas Copacabana tem uma boa qualidade do ar. Em outros seis, a classificação é moderada.

Pedra de Guaratiba tem pior índice
Em Pedra de Guaratiba, a avaliação foi ruim. É o único ponto onde a concentração de ozônio é maior na atmosfera, prejudicando a qualidade do ar.

A radiação solar é um dos componentes que ajudam na formação de ozônio na camada mais baixa da atmosfera. Perto do solo, o ozônio se transforma em um gás poluente, responsável pelo aumento da temperatura da superfície.

O ozônio é detectado por caixas fixas de monitoramento de qualidade do ar, espalhadas por oito pontos da cidade. É com base nessa medição feita por indicadores específicos que a prefeitura distribui boletins sobre a qualidade do ar.

Segundo os especialistas, diferentemente de Copacabana, onde o movimento de carros e de pessoas é muito grande, o isolamento de Pedra de Guaratiba, com pouca circulação de pessoas e carros, é uma das causas da concentração de ozônio.

“Você acaba não tendo essas outras substâncias que ajudariam a diminuir a concentração de ozônio. E aí isso difere a estação de Guaratiba de outras regiões do Rio. É sempre um ponto mais sensível pra gente com concentrações de ozônio”, explica Vinícius de Oliveira, gerente de monitoramento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O ozônio também pode irritar o sistema respiratório – e é fácil perceber.

“As ondas de calor elas trazem muito prejuízo à nossa saúde. Elas agravam doenças, elas provocam mal-estar por si, elas são especialmente nocivas para idosos e para crianças pequenas e elas precisam ser observadas com cuidado”, explica o pediatra Daniel Becker.

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copie o link Print
Continuar
Artigo anterior Advogado especialista em golpe na internet Golpes com ingressos: a triste realidade dos fãs de Taylor Swift
Próximo artigo Roubos de veículos sobem mais de 10% em 2024 no RJ; delegacia da Penha registra 135% de aumento

News

Paciente idosa recebe uma vacina no braço enquanto é atendida por uma profissional de saúde usando equipamentos de proteção.
Campos inicia aplicação da vacina Pneumo 20 para pacientes com condições clínicas especiais
Rio de Janeiro 30 de setembro de 2026
Dois paramédicos organizam suprimentos médicos dentro de uma ambulância para atendimento de emergência.
Força Nacional do SUS instala base regional no Rio para responder a emergências climáticas
Rio de Janeiro 29 de setembro de 2026
Duas pessoas preparam cabines de votação em um ambiente interno para o dia da eleição.
TRE-RJ conclui nesta terça preparação de cerca de 42 mil urnas para as Eleições 2026
Política 29 de setembro de 2026
Close de uma pessoa fazendo um gesto em língua de sinais diante de fundo claro.
Niterói promove programação gratuita sobre Cultura Surda com poesia em Libras e feira de empreendedores
Notícias 28 de setembro de 2026

Sobre nós

Diário do Carioca: Sua fonte essencial para tudo que acontece no Rio de Janeiro! Oferecemos notícias quentes, análises profundas e histórias que revelam o coração da cidade maravilhosa. Seja o primeiro a saber sobre eventos, política, cultura e muito mais. Acompanhe o Diário do Carioca e fique por dentro do que move o Rio!

 

Populares

Lucas Peralles
Lucas Peralles é referência em nutrição esportiva na zona leste de São Paulo
Notícias
Gasolina no Rio de Janeiro fica perto de R$ 6,50 e petróleo volta ao radar da economia carioca
Economia

Últimas notícias

Paciente idosa recebe uma vacina no braço enquanto é atendida por uma profissional de saúde usando equipamentos de proteção.
Campos inicia aplicação da vacina Pneumo 20 para pacientes com condições clínicas especiais
Rio de Janeiro
Dois paramédicos organizam suprimentos médicos dentro de uma ambulância para atendimento de emergência.
Força Nacional do SUS instala base regional no Rio para responder a emergências climáticas
Rio de Janeiro

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Quer enviar uma notícia ou colaborações? Estamos aqui para ouvir você! Entre em contato conosco pelo email:

[email protected]  

Siga
© 2026 Diário do Carioca - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Contato
  • Sobre Nós
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?