Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que o total de veículos roubados praticamente dobrou em vários bairros da Zona Norte da capital fluminense. Duque de Caxias tem o maior número de roubos do estado. RJ2 reuniu sequência de assaltos que foram filmados.
O número de veículos roubados aumentou mais de 10% em todo o estado do Rio de Janeiro nos três primeiros meses desse ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).
O órgão do estado mostrou também que apenas a Delegacia da Penha, que atende os bairros de Brás de Pina e Olaria, além de um trecho da Av. Brasil, registrou um aumento superior a 135% no número de roubos de veículos em 2024.
Roubo de veículos na área da delegacia da Penha:
Entre janeiro e março de 2023: 54
Entre janeiro e março de 2024: 127
Aumento de 135,2%
Já na 23ª DP (Meier), que também atende ocorrências dos bairros Cachambi e Todos os Santos, o número de roubos de carros praticamente dobrou.
Entre janeiro e março de 2023, foram registrados 56 roubos de veículos. No mesmo período deste ano, o número saltou para 109 ocorrências, um aumento de 94,6%.
Outras três delegacias da Zona Norte do Rio (20ªDP, 21ªDP e 25ªDP) também registraram aumentos nessa estatística. Na área de atuação dessas delegacias foram registrados 459 roubos de veículos nos três primeiros meses de 2024. O total representa um aumento de 52,5% na comparação com 2023.
Crimes filmados
Muitos casos de roubos de veículos no estado foram filmados. Os vídeos mostram o desespero de vítimas e a ousadia dos criminosos
Na Rua General Clarindo, no Engenho de Dentro, zona norte da cidade, o relógio da câmera de segurança mostra que são quase 14h quando os bandidos cercam o carro. Como o veículo é blindado e o motorista não abre a porta, os criminosos não conseguem roubar.
Contudo, após um dos criminosos tenta arrombar a porta, eles se afastam, e segundos depois, atiram, bem no para-brisa do carro.
Ainda na Zona Norte, as vítimas estavam dentro de um carro na Tijuca. A câmera no interior do veículo flagrou toda ação do bandidos. Dentro do carro, o criminoso aparece nas imagens tentando dar partida, mas o carro trava e o ladrão não consegue sair.
“Era domingo 20h, shopping aberto, tudo aberto, Saens Pena, a gente tava voltando numa rua movimentada. (…) Foi aquela coisa do choque com arma na cara, mandado virar pra trás e sai sai sai. A gente correu, o que no final acabou sendo a melhor opção porque eles não conseguiram levar o carro por conta da própria segurança do carro”, contou uma das vítimas.
A 10 quilômetros dali outro assalto e dessa vez, o armamento pesado dos bandidos impressiona. As imagens são na rua General Galiene, em Bonsucesso. Criminosos com fuzil descem praticamente com carro em movimento e levam a picape onde estava uma mulher e uma criança. Uma outra câmera também registrou a ação dos ladrões. As duas vítimas se abraçam e eles vão embora.
A câmara de segurança de um carro também registrou o momento que um grupo de bandidos faz um arrastão na Rua 24 de Maio, no Engenho Novo. O crime aconteceu na noite deste domingo (12).
Três criminosos descem do mesmo carro, armados com fuzis e pistolas. O homem que está de camisa branca e bermuda jeans chega a apontar o fuzil para o motorista que está sendo assaltado. É possível perceber que eles levam um carro e outros itens, como celulares e alianças.
Duque de Caxias com mais casos
O maior número de roubos de veículos no estado foi registrado na delegacia que fica no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Apesar de uma queda em relação ao ano passado, só nos três primeiros meses de 2024 foram 340 carros e motos roubados.
O que diz a PM
A equipe do RJ2 pediu uma entrevista para a Polícia Militar sobre esses dados, mas a PM decidiu responder por nota:
A corporação informou que esse aumento de roubo de veículos na Região Metropolitana é consequência da disputa territorial entre bandidos.
A PM disse ainda que a corporação vem intervindo nesses confrontos e intensificando o policiamento ostensivo nas ruas para reduzir esses números.
Segundo eles, nestes primeiros cinco meses do ano, a PM apreendeu 1.700 armas de fogo, incluindo 215 fuzis.