19 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Planetário de Nova Friburgo, RJ, reabre com exposição sobre os 40 anos...

Planetário de Nova Friburgo, RJ, reabre com exposição sobre os 40 anos do lançamento do ônibus espacial Columbia


Atividades presenciais estavam suspensas desde o início da pandemia. Visitas poderão ser realizadas a partir desta sexta-feira (27), em grupos reduzidos e por meio de agendamento. Planetário de Nova Friburgo, RJ, é reativado após mais de um ano fechado devido à pandemia
Reprodução/Canf
O Planetário de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai reabrir nesta sexta-feira (27), após passar mais de um ano fechado devido à pandemia. Para marcar a reabertura, o espaço vai realizar a exposição “Columbia – 40 anos”, para relembrar e celebrar as quatro décadas de aniversário do lançamento inaugural do primeiro ônibus espacial norte americano, o Columbia.
O Planetário de Nova Friburgo, fica localizado em Olaria, na Via Expressa, e abre a partir das 10h. As visitas, no entanto, devem ser agendadas pelo telefone (22) 99213-3790, pela página do Clube de Astronomia (Canf) nas redes sociais ou na secretaria municipal de Educação.
Sob luzes, o Columbia aparece estruturado para o primeiro voo do programa, em 1981
Nasa
Para evitar aglomerações, o local recebe um grupo reduzido de pessoas por visitação.
“Estaremos cumprindo todos os protocolos de saúde, como o uso de máscaras, álcool e agendamento para mantermos o afastamento”, garantiu o diretor do planetário, Reinaldo Ivanicska.
As sessões de cúpula continuam suspensas, sendo permitido apenas as visitações às salas de exposição mediante agendamento.
Exposição sobre o ônibus espacial Columbia se junta a outras já presentes no Planetário de Nova Friburgo, no RJ
Reprodução/Canf
“A exposição será modesta, mas se junta ao acervo de outras exposições do planetário e ajuda a retomarmos as nossas atividades de antes, a divulgação da astronomia e das ciências afins”, afirmou Reinaldo.
Além da exposição Columbia – 40 anos, haverá algumas novidades a medida que as restrições, por conta da pandemia, forem diminuindo. São elas a volta do “Telescópio na Praça “, em que telescópios são montados em praças de comunidades friburguenses para análise da população, e a “Música com as Estrelas “, em que será possível a observação do céu junto com apresentação musical de bandas de Nova Friburgo.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow