Você têm dúvidas sobre quais são os riscos da anestesia geral? Para o Dr. José Admirço Lima Filho, antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico é importante conhecer sobre as suas possíveis complicações. Além disso, é interessante também, esclarecer sobre quais são os efeitos colaterais que poderão ser causados. Sendo assim, para saber mais sobre este tipo de anestesiante, continue a leitura deste artigo até o final.
O que é anestesia geral?
Antes de entender sobre os efeitos que a anestesia geral pode causar, é fundamental conhecer mais sobre esse procedimento. Dessa maneira, ao receber esse tipo de anestesiante, um paciente irá perder temporariamente sua consciência, além de não ter qualquer sensibilidade ou dor. Outrossim, essa opção é aplicada somente em cirurgias e processos hospitalares com maior duração e complexidade.
Quais os tipos de anestesia geral?
Outro ponto interessante a saber é com relação aos tipos de anestesias gerais. O que irá diferenciá-los é a sua aplicação, já que ela pode ocorrer de forma endovenosa, inalatória ou balanceada. O gestor hospitalar, José Admirço Lima Filho, vislumbra que o anestesiologista responsável pelo caso irá definir qual opção será utilizada.
Nesse sentido, se for realizada de forma endovenosa, o paciente irá receber a anestesia direto na veia, sentindo os efeitos quase imediatamente. No caso de ser feita de forma inalatória, será inalado um gás com a quantidade de medicamento determinada. Por outro lado, no contexto de ser balanceada, a pessoa irá receber uma combinação de duas formas (endovenosa e inalatória).
Quais os riscos da anestesia geral?
Agora que você conheceu sobre a anestesia geral, cabe responder à questão inicial: quais são os seus riscos? Saiba que o que irá influenciar neste aspecto, será principalmente, o estado do paciente. Logo, se a saúde estiver fragilizada, as chances de ocorrerem problemas serão maiores. Entretanto, conforme explica o Dr. José Admirço Lima Filho, o anestesiologista estará acompanhando os sinais da pessoa durante todo o processo.
Desse modo, o principal risco da anestesia geral são as complicações respiratórias e cardiovasculares, que podem levar à parada cardíaca. Todavia, os principais problemas costumam estar relacionados ao próprio procedimento cirúrgico e a saúde do paciente. Por isso, não é necessário ter tantas inseguranças acerca desse anestesiante.
A anestesia geral pode causar efeitos colaterais?
Por fim, cabe ressaltar que alguns efeitos colaterais podem ser sentidos pelos pacientes após o efeito da anestesia geral. Um deles, por exemplo, é a náusea que pode acarretar em enjoos e vômitos. Além disso, pode acontecer também, dores musculares e tonturas. O médico anestesiologista, José Admirço Lima Filho, comenta que eles não costumam ter uma longa duração.