De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o câncer de colo de útero é um dos mais agressivos e que, infelizmente, tem atingido muitas mulheres brasileiras. Pensando nisso, este artigo tem como objetivo explicar um pouco mais sobre essa doença que pode ser detectada ainda no início, desde que você saiba a importância de fazer exames de rotina. Então, vamos à leitura?
O que é o câncer de colo de útero?
Sem delongas, o Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que o câncer de colo de útero é uma infecção que acontece pelo papilomavírus humano, mais conhecido como HPV. Ainda nesse sentido, vale a pena ressaltar que esse câncer, de maneira geral, acomete mulheres com mais de 25 anos e é uma das principais causas de morte do gênero feminino no Brasil.
Brasil e HPV
Como dito anteriormente, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o câncer de colo de útero é um dos que mais matam mulheres no Brasil. Ainda no ano de 2023, segundo informações fornecidas pelo INCA, foram contabilizados mais de 17 mil casos da doença em território nacional. Esse número representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.
Quais são os sintomas do câncer de colo de útero?
Uma boa maneira de verificar que há algo atípico acontecendo, é conhecendo seu próprio corpo. Por esse motivo, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior aconselha que ao verificar sangramento vaginal anormal, sangramento menstrual prolongado, secreção incomum, sangramento após a menopausa, sangramento após ter relações sexuais e dor na região pélvica, é interessante procurar um médico de confiança para realizar alguns exames.
Ainda nesse sentido, vale a pena ressaltar que em casos avançados da doença, também é possível verificar inchaço nas pernas, problemas ao urinar ou evacuar, além da presença de sangue na urina. Por esse motivo, é de suma importância que você conheça seu ciclo, e esteja atenta aos possíveis sinais que seu corpo está dando, para que você possa fazer o tratamento da maneira correta.
Como prevenir?
Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, atualmente, a forma mais eficaz de prevenção contra o câncer de colo de útero é através da vacina tetravalente contra o HPV. A vacina previne contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do papilomavírus humano. Não podemos nos esquecer que, por ser contraído através da relação sexual, o uso de preservativos é um fator crucial para prevenção.
Como você pode perceber, quando falamos dessa doença, estamos falando de um problema sério que pode levar à morte. O tratamento existe, porém, muito mais interessante do que o tratamento, é estar sempre em dia com a sua saúde, por isso, não meça esforços para preservá-la. Conheça seu corpo e conte com um profissional especializado para realizar exames de rotina. Com esses cuidados, você estará protegida e poderá viver sua vida livremente!