Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Reading: Freixo diz que assassinato de Marielle é um crime contra a democracia
Share
Font ResizerAa
Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Siga
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Diário do Carioca Notícias > Blog > Política > Freixo diz que assassinato de Marielle é um crime contra a democracia
Política

Freixo diz que assassinato de Marielle é um crime contra a democracia

Diego Velázquez
Diego Velázquez Published 27 de março de 2024 3 Min Read
Share
3 Min Read
SHARE

O ex-deputado federal e atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou, em entrevista, que a morte de Marielle Franco é um crime contra a democracia.

“Quando uma pessoa que pensa diferente, ela é assassinada, você tem a morte da política, da natureza política, da razão de ser da política…por isso que é um crime contra a democracia. Não é um crime contra a democracia porque mataram a Marielle, é um contra a democracia porque mata a diferença”, afirma Freixo.

Segundo Freixo, as prisões da operação deste domingo, não revelou apenas sobre o caso Marielle, mas também sobre o funcionamento do do Rio de Janeiro em relação as milícias.

“O Rio de Janeiro que é o Rio de Janeiro das milícias, é o Rio de Janeiro de seis governadores afastados (…) A milícia nasce do poder, a milícia nasce do palácio, a milícia nasce na relação que a política se utiliza da polícia para dominar territórios, para fazer com que seus interesses econômicos de extorsão das pessoas mais pobres se transformem também em um projeto político de reduto eleitoral, então é uma máfia que compromete a política e é isso que leva a Marielle à morte, então é algo muito revelador do Rio de Janeiro”, afirma Marcelo.

Rio de Janeiro x Milícias
O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou que o motivo da execução da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, está relacionado à atuação da milícia na disputa por terras no Rio de Janeiro.

“No mesmo sentido, apontam diversos indícios do envolvimento dos Brazão, em especial de Domingos, com atividades criminosas, incluindo-se neste diapasão às relacionadas com milícias e grilagem de terras. E, por fim, ficou delineada a divergência no campo político sobre questões de regularização fundiária e defesa do direito de moradia.”

Em outro trecho do documento da PF, diz que Rivaldo Barbosa fez uma exigência de que a execução não fosse em trajeto de deslocamento para Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

“Tal exigência tem fundamento na necessidade de se afastar outros órgãos, sobretudo federais, da persecução do crime em comento, de modo a garantir que todas as vicissitudes da investigação fossem manobradas por Rivaldo”, diz relatório.

Freixo diz que quando presidiu a CPI das Milícias em 2008, a síntese era “crime, polícia e política não se separam no Rio de Janeiro”.

“Quando chega em 2024 e o caso da Marielle é solucionado, ou pelo menos, é apresentado a sua solução, onde você tem um membro do Tribunal de Contas, um deputado federal, que foi vereador e um chefe da polícia, fora todos os desdobramentos que nós teremos para baixo, Crime, polícia e política não se separam no Rio de Janeiro”, afirma o presidente da Embratur.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Funcionário da Petrobras baleado em sequestro de ônibus no Rio deixa o CTI; quadro de saúde é estável
Next Article AMAZUL Marca Presença em Evento Pioneiro sobre Ciência e Tecnologia Nuclear no Rio de Janeiro

News

A tecnologia brasileira pode ser decisiva para viabilizar o aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, como analisa Paulo Roberto Gomes Fernandes.
Tecnologia brasileira pode viabilizar aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto
Notícias 12 de fevereiro de 2026
Novo fungo zumbi descoberto na Mata Atlântica do Rio reforça importância da biodiversidade brasileira
Notícias 11 de fevereiro de 2026
Projeto Rio do Futuro amplia qualificação profissional com 4.900 vagas e cursos gratuitos no Rio de Janeiro
Notícias 11 de fevereiro de 2026
Missão humanitária no Rio de Janeiro reforça direitos e acolhimento às comunidades afetadas
Notícias 11 de fevereiro de 2026

Sobre nós

Diário do Carioca: Sua fonte essencial para tudo que acontece no Rio de Janeiro! Oferecemos notícias quentes, análises profundas e histórias que revelam o coração da cidade maravilhosa. Seja o primeiro a saber sobre eventos, política, cultura e muito mais. Acompanhe o Diário do Carioca e fique por dentro do que move o Rio!

 

Populares

Botafogo se consolida como polo de bares e gastronomia com Leonardo Rocha de almeida.
Botafogo: Saiba tudo sobre o bairro que virou polo de bares e gastronomia
Notícias
Non Stop apresenta um espetáculo irreverente: Padre Patrick prova que rir pode ser o início da mudança. (CRÉDITOS: RAFAEL STRABELLI)
Padre Patrick estreia o espetáculo Pecado É Não Rir: quando rir dos pecados é só o começo
Notícias

Últimas notícias

A tecnologia brasileira pode ser decisiva para viabilizar o aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, como analisa Paulo Roberto Gomes Fernandes.
Tecnologia brasileira pode viabilizar aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto
Notícias
Novo fungo zumbi descoberto na Mata Atlântica do Rio reforça importância da biodiversidade brasileira
Notícias

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Quer enviar uma notícia ou colaborações? Estamos aqui para ouvir você! Entre em contato conosco pelo email:

[email protected]  

Siga
© 2026 Diário do Carioca - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Contato
  • Quem Faz
  • Sobre Nós
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?